HomePayment MethodsConheça as Variações de Pix Parcelado

Conheça as Variações de Pix Parcelado

Published on

O Pix Parcelado promete revolucionar o mercado de crédito no Brasil e embora não tenha uma data exata para seu lançamento, o mercado estima que seja ainda esse ano, mas empresas como RecargaPay e PicPay oferecem a modalidade há algum tempo.

Ambas as instituições são reguladas como Instituição de Pagamento pelo Bacen.

Ainda que não sigam no modelo ideado pelo Banco Central, permitem que seus usuários parcelem uma transação de Pix ou efetuem pagamento de contas, por meio de seus cartões de crédito.

Explico: PicPay e RecargaPay funcionam como uma “Staged Wallet”, e permitem que seus usuários cadastrem seus cartões de crédito na carteira para “carregar” fundos.

Esses recursos podem ser empregados para efetuar pagamentos ou transferências.

A grande sacada dessas duas plataformas é que elas permitem que seus usuários façam o “top-up”, ou adicionem fundos na carteira, por meio de parcelamento.

Isso significa que se você precisar pagar algo a vista, mas não tiver o dinheiro, você pode recorrer a seu cartão de crédito para parcelar a quantia que precisa.

Dessa forma, você “carrega” sua carteira usando seu cartão de crédito, parcelando em até 12 vezes, e paga quem precisar à vista.

A modalidade é tão atrativa, que a VIVO resolveu iniciar sua própria modalidade do serviço financeiro conhecido como Parcela Pix.

O Parcela Pix permite que o consumidor faça uma compra com Pix em qualquer estabelecimento comercial copiando e colando o código de pagamento dentro do app da Vivo.

O produto difere, pois a Vivo realizará o pagamento em nome do cliente para o lojista, que receberá o valor inteiro de imediato e o consumidor pagará o valor em até 12 parcelas para a Vivo.

Para definir quem pode usar o serviço, a empresa analisou sua base de clientes e pré-aprovou 10 milhões de consumidores.

E aqui está o “pulo do gato”, como eu venho dizendo há algum tempo, o público que gasta no cartão de crédito não necessariamente é o mesmo do Pix, e Vivo percebeu isso.

“O Parcela Pix é um produto complementar ao cartão de crédito. Serve para pessoas que têm cartão, mas estão sem limite, ou com limite baixo”, disse Leandro Coelho, diretor do Vivo Fintech, em conversa com Mobile Time.

As condições para usar o Parcela Pix é ser cliente da Vivo há pelo menos seis meses e ser aprovado pelo score de crédito.

O Parcela Pix, é uma modernização do Crediário, que é um financiamento aberto ao consumidor para o pagamento parcelado de compras no comércio, geralmente é concedido após uma análise de crédito.

O mercado está de olho nos usuários bancarizados, mas que ainda não têm acesso a cartão de crédito, e que não têm limite ou limite baixo.

Infelizmente, os inadimplentes e pessoas com o score de crédito baixo não se beneficiarão da modalidade, mas é comprovado que o parcelamento por meio de micro crédito aumentará a inclusão digital.

Você acredita que a facilidade de crédito vai ajudar a economia ou fazer com que as famílias se tornem mais endividadas?

Alexandre Pereira
Driving Payment Success with Banks, Acquirers and Card Schemes 🏦💳 | Payments Strategy ♜💡 | Global Cross-Border Payments Expert 🌎 | Payment Partnerships 🤝 | Payment Consulting 📋🎯

Subscribe

Related Posts

What Is New And Exciting About Pix In 2024

If you're not familiar with Pix, it's an instant payment method that the Brazilian...

Da Pandemia para o Cotidiano: O Crescimento Explosivo das Carteiras Digitais

O último relatório da World Pay confirma uma tendência que o mercado já vinha...

Benefícios dos Cartões de Crédito: Serão Eles Superados pelo PIX?

Quem trabalha com meios de pagamento está sempre conversando e se perguntando: o PIX...